top of page

    O Diretório Acadêmico de Letras da UFPE Manuel Bandeira, em acordo com as coordenações dos cursos de Letras desta universidade, apresenta a V Semana de Letras da UFPE. Com a finalidade de socialização entre a comunidade acadêmica interna e externa da UFPE, visamos proporcionar um evento que nos leve a uma reflexão científica daquilo que está sendo produzido, seja pelos alunos ou pelos professores e pesquisadores da UFPE e de outras universidades, na área de Linguística, Letras e Artes, bem como a problematização de questões que vão além da Universidade, a fim de contribuir para a formação não só acadêmica, mas como também humanística de todos os envolvidos.

    Ademais, considerando a importância de mantermos a realização de eventos acadêmicos da área na universidade, elaboramos esta proposta, que visa mobilizar estudantes e professores, para atingirmos uma formação acadêmica mais dinâmica e que permite a comunhão com outras áreas do conhecimento.

    Sendo assim, por ser um exemplo de pluralidade na nossa área e, também, por ser uma forma de homenageá-lo pelos 100 anos que completaria e pela contribuição à nossa cultura, escolhemos como temática para o evento o renomado e conhecido polímata, autor do livro Agá e peça importante nas artes pernambucanas Hermilo Borba Filho. Acreditamos que ele sintetiza essa comunhão entre as áreas de conhecimento, sendo um exemplo de interdisciplinaridade, tão importante num mundo globalizado.

  A quinta edição da Semana de Letras contará, também, com conferências que dão ênfase também a outras problemáticas e anseios dentro da área: Linguística, Letras e Artes, estas ministradas por professores da UFPE e de outras instituições de ensino superior, com (b) sessões de painéis e (c) comunicações orais, nas quais  graduandos e pós-graduandos poderão expor seus trabalhos resultados de pesquisas realizadas nos programas: PIBIC, PIBID, PET; ou de disciplinas. Ainda, o evento contará com (d) mesas-redondas, constituídas por docentes do nosso departamento e/ou pós-graduandos; (e) minicursos que envolvam a área, como por exemplo, minicurso sobre Tradução e (f) oficinas que contemplem o tema e proposta central do evento.

    Como a área e o tema está intrinsecamente ligada à cultura, a IV Semana de Letras da UFPE terá (g) intervenções culturais organizadas pelos discentes do curso ao longo de todo o evento, como por exemplo, oficinas de cordel e apresentações de balé.

    Com a finalidade de organizar as apresentações de trabalhos, seja ele na modalidade de painel ou comunicação oral, assim como a formação das mesas-redondas e conferências, foram criados grupos temáticos (GT’s) que reúnem de maneira inter e transdisciplinar os conteúdos que fazem parte da matriz curricular de todos os cursos de Letras da UFPE. Cada grupo terá no mínimo um e no máximo três professores, quer seja da UFPE ou não, esses serão responsáveis por coordená-los.

    Os GT’s são:

1.    Hermilo Borba Filho: dará conta dos trabalhos relacionados à vida, obra e importância de Hermilo Borba Filho à cultura pernambucana e nacional.

2.    Literatura e Estudos Culturais: reunirá trabalhos realizados no âmbito dos Estudos Culturais, propiciando a reflexão acerca da relação e impacto da Literatura com/na sociedade.

3.    Teoria e Crítica Literária: incluirá pesquisas que busquem tratar de aspectos gerais da literatura e/ou de obras específicas, com vistas a analisar aspectos formais, semânticos e interpretativos.

4.    Análise e Teoria Linguística: reunirá estudos desenvolvidos tanto sob o viés de teorias formalistas, quanto funcionalistas, advindos dos níveis fonético-fonológico, lexical, morfossintático e semântico, a fim de contribuir para conhecimento acerca da organização e funcionamento de gramáticas. Inclui, também, estudos discursivos, que busquem trazer uma melhor compreensão do uso da língua, seu impacto e poder na sociedade.

5.    Língua Portuguesa: abrangerá trabalhos voltados para o ensino-aprendizagem e aquisição da língua portuguesa, como língua materna ou segunda língua.

6.    Línguas Estrangeiras Modernas: privilegiará estudos que tratem acerca das questões de ensino-aprendizagem e aquisição das línguas estrangeiras modernas.

7.    Línguas e literatura Clássicas: dará conta de pesquisas sobre as línguas, literatura e problemáticas do universo clássico, abrangendo temas relacionado, por exemplo, ao Latim clássico, Grego e Hebraico.

8.    Estudos Étnicos, Africanos e Indígenas: focará em temas antropológicos e linguísticos relativos a culturas politicamente minoritárias, incluindo sua língua, cultura e sociedade.

9.    Libras, Literatura e Cultura Surda: privilegiará trabalhos que tangenciem temas relacionados ao ensino e à aprendizagem de Libras, sua literatura e questões relativas à cultura surda.

10.  Estudos da tradução e interpretação: Focalizará pesquisas que discutam tópicos acerca de processos de tradução e interpretação de textos em língua estrangeira e/ou portuguesa.

11.  Formação e trabalho do profissional de Letras: abrangerá trabalhos que discutam e problematizem questões, horizontes e possíveis soluções para os novos desafios do contexto brasileiro e mundial da educação linguística.

APOIO

bottom of page